segunda-feira, 3 de dezembro de 2007
Os direitos do leitor
Com esta frase Daniel Pennac, segundo a minha opinião, pretende demonstrar que a leitura não deve ser algo feito por obrigação, mas sim por vontade própria... Só assim é que se consegue o gosto pela leitura e assim ler com atenção cada página de um livro... Os livros podem-nos levar ao mundo dos sonhos, ao ler podemos imaginar o desenrolar da história e fazer trabalhar a nossa imaginação é como se voltassemos a nossa infância daí amarmos a leitura e podermos voltar a ler o mesmo livro inúmeras vezes... Julgo não haver mais nada para dizer uma vez que Daniel Pennac conseguiu explicar tudo com a simples frase dele....
terça-feira, 23 de outubro de 2007
Carta para o presidente
Sou uma aluna do Secundário e tenho constatado a preferência dos alunos em almoçar no bar da escola mas, infelizmente, há pouca escolha pois, não vendem nada que nos alimente bem. Sendo chocolates e sandes simples as raras coisas que se comem ali. A sugestão que tenho é que comecem a vender bifanas, cachorros, etc., enfim, algo que os alunos gostam e que alimente bem.
quarta-feira, 3 de outubro de 2007
Trabalho de português
«Quarto com vista para o paraíso»
Daniel Marques Ferreira
Daniel Marques Ferreira, autor da obra que vai ser aqui falada, é formado em pintura pela Escola de Artes Decorativas, mas cedo demonstrou preferência pela escrita. Aos seus 17anos de idade, escreveu para o suplemento "juvenil" do Diário de Lisboa, colaborando na época, em diversos periódicos; actualmente, tem publicado cerca de duas dezenas de livros na literatura infanto-juvenil, todos eles com bastante sucesso.
Neste livro são abordados vários temas tais como, a anorexia, a tentativa de suicidio e a gravidez na adolescência. Relatando a história de um grupo de amigos em que todos passam por obstáculos que a vida lhes impõem, mas que com a amizade que os une vão conseguir ultrapassar apoiando-se sempre uns aos outros.
Neste grupo de amigos temos:
A Anabela, uma rapariga que sofre muito com a falta de afecto dos pais e as constantes discussões entre eles e culpa-se pelo facto da relação deles não estar a dar certo pois pensa que é devido ao facto de se terem casado muito cedo; é que a mãe engravidou dela quando tinha apenas 16anos, nunca foi uma gravidez nem planeada nem desejada mas foi o que levou a que os pais dela se casasem. Para além dos problemas que tem em casa Anabela também sofre por causa do namorado (Luis) a ter deixado para poder namorar com a melhor amiga dela, Joana. Até que Anabela não consegue aguentar mais com tanto sofrimento e tenta o suicidio;
A Sílvia que também tem problemas em casa por causa dos pais. Estes mal se falam e a mãe descarega os nervos para cima dela, no meio disso também há um rapaz que lhe dá a "volta a cabeça" mas este nem sabe da existência dela então ela decide emagrecer a todo o custo para ele reparar nela, chegando a deixar de comer mas a custa disso vai acabar por enfrentar uma terrível doença: a anorexia;
O Francisco, um rapaz muito reservado e complexado devido ao facto de ser constantemente gozado pelos colegas de escola por o acharem muito feio;
E por ultimo mas não por ser menos importante, há o caso do Luis (ex. namorado da Anabela) e da Joana (ex. melhor amiga de Anabela) que vão passar pelo mesmo que os pais de Anabela passaram há uns anos atrás, pois a Joana vai engravidar com apenas 16anos.
Preferi guardar para ultimo, a forma como cada um vai ultrapassar o seu problema...
A Anabela, é um caso que vai espantar todos na escola pois vai conseguir ultrapassar tudo graças ao Francisco e ela que é considerada uma das raparigas mais giras da escola vai acabar por namorar com Francisco o rapaz mais gozado e considerado o mais feio. Acho que o fim deles foi muito bom, pois mostra ao leitor que o mais importante não é a beleza exterior mas sim a interior.
A Silvia vai ser internada mas continua a recusar aceitar a sua doença, quem a vai ajudar é o Aniceto, um rapaz igualmente anorético que ela vai conhecer na clínica e por quem se vai apaixonar. Quando chega a altura de se ir embora, Aniceto ofrece lhe um cd que o pai dele lhe tinha dado, e conta lhe a história da cantora. Esta também sofria de anorexia mas por se recusar a aceitar a sua doença acabou por morrer, foi a história dela que fez com que ele tivesse forças para lutar contra a anorexia dele e é igualmente essa história que vai dar forças a Sílvia. Quando sai da clínica Sílvia acaba por conhecer outro rapaz durante uma saída ao cinema com Anabela e Francisco esse rapaz acaba por ganhar um certo interesse pela Sílvia e é assim que a história dela acaba. Com ela a saborear o instante de ser pretendida por 2 rapazes, coisa que nunca imaginou acontecer lhe. Uma vez mais, o autor aqui fala da beleza física, que é um problema que atinge muito os adolescentes de hoje em dia particularmente na escola e a nível social, pois infelizmente as pessoas julgam muito as outras pela aparência e muitas delas não se tentam conhecer antes de se julgarem mas, mais uma vez neste livro consegue-se demonstrar que a beleza exterior não é o mais importante.
E quanto ao Luís e a Joana, vão fazer as pazes com a Anabela e até a vão escolher como madrinha da criança deles. Os pais do Luis infelizmente não o vão apoiar quando souberem que a Joana está grávida dele, inclusive batem-lhe e dizem-lhe que não o vão ajudar pois que é uma vergonha para a familia. Luís acaba por querer abandonar os estudos para ir trabalhar mas a mãe da Joana mostra-se muito amiga deles, apoia-os e diz lhes que não quer que eles desistam dos estudos pois que não deixará que lhes falte nada nem a eles nem a criança. Neste caso, o autor demonstrou um problema do qual se fala pouco mas que infelizmente existe muito. De hoje em dia tem havido muitos casos de gravidez na adolescência e muitos pais não estão preparados para tal coisa e reagem muito mal, não percebem que é nessa altura que os filhos mais precisam deles e do apoio deles. Achei este livro muito interessante precisamente pelo facto de abordar temas que de certa forma podemos considerar tabus, acho muito bom os adolescentes lerem livros desses para terem noção dos problemas que existem e da forma como nos podemos livrar deles.
E neste livro, é nos mostrado que a amizade é mais forte que tudo, uma lição de vida a não esquecer.